Esse ano nossa viagem de férias foi mais curta. Como nos mudamos, aproveitamos os dias disponíveis pra providenciar a mudança.

Por isso, só tivemos 10 dias pra fazer algum tour. Optamos pelo litoral brasileiro (em especial as cidades históricas), saindo de Ibiraiaras/RS, nossa nova cidade, indo até o Rio de Janeiro, passando por Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Isso foi no final de fevereiro, logo depois do carnaval.

Nosso destino no primeiro dia foi São Francisco do Sul em Santa Catarina. Localizada no litoral norte catarinense, a menos de 200km de Florianópolis, é reconhecida historicamente por ser a terceira cidade mais antiga do Brasil.

Além do turismo, São Francisco opera economicamente através do movimentado porto, quinto maior em movimentação de containers do Brasil.

A cidade é uma graça, com seus casarões conservados (muitos deles em processo de restauração), que enchem os olhos de qualquer turista.

Nos hospedamos no Hotel Zibamba, um prédio antigo no centro histórico, com preço honesto e bom café da manhã.

Chegamos a tarde, e a nossa intenção era passear pela cidade a noite, mas infelizmente chovia. Conseguimos ver algumas coisas, tirar algumas fotos e procurar um lugar para jantar, entre as tréguas que a chuva dava.

Encontramos o Container, um lugar bem agradável, localizado no centro histórico. Tem comida saborosa e bebida gelada, seja para um happy hour ou para jantar mesmo.

Na volta passamos por outro local que nos pareceu bem animado, com música e tudo mais, mas já estávamos cansados e resolvemos voltar para o hotel porque o dia seguinte queríamos aproveitar bem a cidade e depois seguir viagem.

Na manhã seguinte acordamos cedinho e fomos bater perna pela cidade. Nos encantamos com tudo! O Centro Histórico todo é um charme e é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A Igreja Matriz de 1699, os casarões em estilo colonial português, os piers, realmente mereciam mais tempo...

Chegamos à conclusão que precisamos voltar para explorar melhor tão rica história, pois, deixamos de visitar muitas coisas como o Museu do Mar, por exemplo, que nos haviam recomendado. Dá pra passar uma semana fácil por lá, tendo o que fazer. E é aqui pertinho. Com certeza voltaremos.

E entre uma ruela e outra, uma grata surpresa: encontramos conterrâneos de Camargo/RS, Lediana e Rogério, que vivem na cidade e Dagui e Adriano de passagem. Nos reconheceram do alto de uma das graciosas sacadas. Foi muito bom revê-los!!!

A partir daí fomos até a balsa, que atravessa para o continente, em direção à Vila da Glória, para seguir viagem rumo norte.

E então seguimos viagem com destino a São Vicente/SP. Esse trajeto e os passeios no litoral paulista serão assunto do próximo post. Por enquanto, algumas fotos de São Chico:

Vista do centro histórico a partir do pier, ao entardecer.

Vista do centro histórico a partir do pier, ao entardecer.

Igreja Matriz (1699)

Igreja Matriz (1699)

Hotel Zibamba

Hotel Zibamba

Os conterrâneos :)

Os conterrâneos :)

Pescador

Pescador

Fila de espera para embarque na balsa.

Fila de espera para embarque na balsa.

Horários de travessia da balsa

Horários de travessia da balsa

Travessia

Travessia

Uma das ilhas avistadas na travessia

Uma das ilhas avistadas na travessia

4 - Arraial do Cabo

24 de setembro de 2016

Depois da estada em Paraty, seguimos as "curvas da estrada de Santos..." até o Rio de Janeiro capital. Chegando ao Rio, fazia um calor medonho, como de costume. Na altura da Pedra do Pontal, no Recreio dos...
Veja mais...

3 - Paraty - Um lugar no passado

25 de julho de 2016

Paraty é uma combinação de charme, história, boa comida, cachaças, cervejas, praias, cultura...ufa, é muita coisa boa num lugar só! Nós chegamos a noitinha na cidade, e como estávamos sem hotel reservado, tivemos que ir...
Veja mais...

2 - Litoral de São Paulo

10 de julho de 2016

Depois da agradável passagem por São Francisco do Sul, pegamos a balsa e fizemos a travessia de aproximadamente 1 hora, entre a Ilha de São Francisco do Sul e a Vila da Glória. Nesse trecho vários golfinhos dão o ar da graça e acompanham o...
Veja mais...

COPYRIGHT 2021 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Orange Tecnologia para Internet