Caminho de Bogotá a Medellín

Depois de aproveitar muito Bogotá e arredores, fazendo milhões de coisas por lá, pegamos a estrada para Medellín.

No nosso roteiro inicial, programamos um giro, retornando a Bogotá, pois a cidade é o hub das companhias aéreas e o aluguel do carro se torna bem mais barato se devolvido no mesmo ponto de retirada.

Ao pesquisar sobre o caminho até Medellín, as previsões estimavam em torno de 8h de viagem. Duvidamos um pouco dessa previsão, pois teríamos que percorrer só 420km. Ao iniciar o trajeto logo após sair de Bogotá, entendemos as previsões. A estrada é em serra, com curvas inexplicáveis, com muito movimento de caminhões grandes, enfim, é cansativo, demorado e é preciso muito cuidado.

Já que o trajeto iria demorar mesmo e a estrada seria parte importante da programação, decidimos desviar o trajeto do dia e ir até Manizales, na zona cafetera. A distância nos 2 caminhos é bem parecida, mas esse caminho é ainda mais sinuoso. Na volta de Medellin descobrimos que havia sido inaugurada uma autopista em parte do que seria nosso trajeto inicial, o que obviamente diminui muito o tempo de viagem. Sim, vontade de se matar, mas tudo bem, fica a dica para quem for.... Só vá por Manizales se quiser conhecer os Nevados e a Zona Cafetera. É muuuuuita curva nessa estrada.

Conseguimos chegar a Manizales a noite. Vamos ver pelo lado bom, conhecemos mais uma cidade que não estava no roteiro. Parte ruim, perdemos um tempão e fizemos esse caminho todo muito apreensivos porque o trânsito é pesado o tempo todo, os caminhões enlouquecidos cortando curvas naquele sobe e desce serra insano. Precisou realmente de muita atenção e cuidado, pois estamos falando de cerca de 3700m de altitude e andando a beira de penhascos o tempo todo.

Lembrem que "buseta" é como são chamados os ônibus na Colômbia.. :)

Lembrem que "buseta" é como são chamados os ônibus na Colômbia.. :)

.

Manizales é uma cidade de cerca de 400 mil habitantes, localizada na zona cafetera e conhecida como a Capital Mundial do Café, cuja festa em comemoração acontece sempre nas primeiras semanas de janeiro coincidindo com a Feira de Manizales, uma das mais antigas das Américas. De lá  também se tem a vista do Nevado Del Ruiz, um vulcão nevado situado na Cordilheira Central.

.

Nos hospedamos no Hotel Boutique Europa . Muito bom, atendentes atenciosos e tem vista para o vulcão dos quartos.

Na manhã seguinte acordamos cedo para pegar a estrada até Medellín e aproveitar o dia na cidade. Antes disso passamos por alguns lugares em Manizales como o Observatório em Chipre (que estava fechado, abriria às 10h), a Catedral Basílica Metropolitana Nossa Senhora do Rosário de Manizales (muito bonita) e a praça da cidade.

Pegamos então a estrada para Medellín. Seriam cerca de 200km, o que em um dia normal e por aquela estrada levaria cerca de 3 a 4horas. Acontece que a estrada estava toda em obras o que nos obrigava andar, parar, andar, parar nos atrasando cerca de 1:30h.

Chegamos a Medellín próximo das 14h. Entramos na cidade e fomos almoçar em um shopping no bairro El Poblado.  De lá andamos em direção a Plaza Botero no centro. O tempo começou a fechar e de uma hora pra outra começou uma chuvarada. O centro estava tomado de carros, motos, ônibus... uma confusão, buzinas para todo o lado. Tentamos nos abrigar em qualquer lugar possível para escapar do temporal. O primeiro estacionamento estava lotado. Andamos mais um pouco e encontramos outro parqueadero (assim são chamados os estacionamentos na Colômbia), e ao entrar percebemos que se tratava de um estacionamento privado. Mas o abençoado casal que nos atendeu, quando percebeu a chuvarada que vinha, nos cedeu uma vaga particular e nos disse que poderíamos ficar ali o tempo que fosse necessário. Nisso começa uma chuva de granizo e nesse momento agradecemos muito por estarmos abrigados.

Não tinha como sair dali com aquele tempo, e enquanto isso o amável casal nos oferecia banheiro, guarda-chuva, bancos para sentar, nos levou até o andar superior para nos mostrar a cidade...Entendemos e sentimos na pele a hospitalidade desse povo incrível que cuidou tão bem dos brasileiros na tragédia com o avião da Chape. Assunto ainda lembrado por lá a cada vez que dizíamos ser do Brasil. Somos eternamente gratos Marleny e Fabio.....e assim que a chuva acalmou saímos para caminhar.

Medellín tem um trânsito infernal. O centro é uma confusão de vendedores, cada um com seu próprio microfone gritando para vender seus produtos e vendem de tudo em seus carrinhos. No meio dessa confusão com a mistura de gente, carros, bicicletas, motos... encontra-se a Plaza Botero (a uma quadra do estacionamento), um oásis em meio a confusão. Lá encontra-se 23 esculturas gordinhas, marca característica de Fernando Botero. Essas esculturas foram doadas pelo próprio artista a sua cidade natal. Próximo as esculturas está o Palácio da Cultura Rafael Uribe Uribe (isso mesmo dois "Uribes"). Em frente a praça está o Museo de Antioquia, o segundo Museu mais antigo da Colômbia, reconhecido pelas exposições temporárias de vários artistas e pelas permanentes em homenagem a Fernando Botero e Pedro Nel Gomez, artistas locais.

Com a chuva tendo ido totalmente embora, pegamos o carro e seguimos até o Estádio Atanásio Girardot, casa do Nacional e do Independiente. Local onde foi feita aquela linda homenagem às vitimas do acidente com o avião da Chapecoense. As visitas ao local são feitas até as 17h e com guia.

Depois do estádio seguimos para o Cerro Nutibara. Ele fica a 2km a sudoeste do centro da cidade. No topo deste cerro fica uma versão em miniatura de uma típica cidade antioquina, o Pueblito Paisa. Lá você encontra casinhas típicas circundando uma praça, muitas lojinhas com artesanatos, uma igreja, restaurantes e uma vista linda da cidade. Como fomos no final do dia pegamos o entardecer e depois as luzes da cidade à noite. Um ótimo horário para visitação pois tudo funciona até tarde. Passeio imperdível!

.

Locais que gostaríamos de ter ido mas que não deu tempo, por conta dos atrasos: Parque Arví e Parque Biblioteca España

Cansados do dia nosso destino final foi o Hotel Ibis Medellín, reservado através do LeClub. Com atendimento impecável o hotel ainda conta com restaurante muito bom.

Enfim, nossa passagem por Medellín foi breve e gostaríamos de ter podido ficar um pouco mais. Não tem como passar pela cidade sem lembrar do trágico acidente da Chape. Ao visitar o Estádio várias lembranças vieram a mente. Sentimos a receptividade e a amorosidade desse povo tão alegre.

Como em praticamente toda Colômbia conseguimos perceber toda a diversidade existente também em Medellín. Contrastes gritantes entre bairros elegantérrimos e favelas gigantescas. Centros históricos muito bem cuidados e preservados divergem de locais mais pobres onde o esgoto corre a céu aberto. Mas em qualquer lugar da cidade ou do país que se ande você encontra pessoas simpáticas, receptivas, felizes e de bem com a vida. Enquanto te atendem cantarolam a música que toca na rádio (reggaeton ou cumbia, invariavelmente). As casas por mais simples que sejam são coloridas e enfeitadas com muitas flores. E é isso que conta!

Medellín é mais uma das cidades que ficará guardada num cantinho especial do nosso coração!

Reserve através desse link a sua hospedagem, pelo Booking.com e receba um desconto de R$ 50,00 em sua estadia.

.

Siga-nos também no Facebook

15 - Curaçao

26 de março de 2018

Curaçao Pra encerrar os relatos sobre nossas férias em 2017, outra das Antilhas Holandesas...a famosa CURAÇAO. Uma mescla de arquitetura colonial holandesa, cultura africana, com toques espanhóis e portugueses e...
Veja mais...

14 - Aruba

24 de março de 2018

ARUBA Uma ilha caribenha ao norte da Venezuela que usa o slogan de "Ilha Feliz", precisa dizer mais alguma coisa? Um lugar maravilhoso para tirar férias, com hotéis com vista para o mar, praias tranquilas quase...
Veja mais...

13 - San Andres

13 de março de 2018

SAN ANDRES Uma ilha paradisíaca a 1:30h de avião de Cartagena, a maior a fazer parte do Arquipélago San Andrés, Providência Santa Catalina. A ilha é completa, tem um...
Veja mais...

12 - Parque Tayrona e Santa Marta

03 de março de 2018

Parque Tayrona: A natureza intocada na Colômbia Fonte: Google Nosso ponto de partida foi...
Veja mais...

11 - Playa Blanca - Isla Baru - Cartagena

18 de fevereiro de 2018

Playa Blanca - Isla Baru Apesar de Cartagena ser banhada pelo mar, as praias da cidade não são tão bonitas. Por esse motivo, um dos passeios que...
Veja mais...

10 - Cartagena das Índias

13 de fevereiro de 2018

Cartagena é um espetáculo! Não poderia começar a escrever sobre Cartagena de outra forma. A cidade é, sem dúvida alguma, um espetáculo! É muita história, é a cultura...
Veja mais...

9 - Salto de Tequendama

04 de fevereiro de 2018

Voltando de Medellín, tínhamos ainda uma manhã em Bogotá antes de pegar o vôo para Cartagena. Como devolveríamos o carro só ao meio dia no aeroporto, aproveitamos cada segundo...
Veja mais...

8 - Peñol de Guatapé e Hacienda Nápoles

28 de janeiro de 2018

De Medellín a Bogotá Destino do dia: Guatapé, a 1:30h de Medellin. *Lembrando que estamos descrevendo uma viagem realizada em Setembro/Outubro de 2017. Saímos de Medellín ainda pela manhã, pela autopista...
Veja mais...

6 - Catedral de Sal - Zipaquirá

01 de janeiro de 2018

CATEDRAL DE SAL Considerada a primeira maravilha da Colômbia, a Catedral de Sal de Zipaquirá é um passeio imperdível, bem...
Veja mais...

5 - Museu Botero - Bogotá

29 de outubro de 2017

MUSEU BOTERO Fernando Botero é conhecido por sua linguagem artística baseada na expansão dos volumes. Suas obras, tanto pinturas quanto esculturas são facilmente identificadas por não seguirem...
Veja mais...

4 - Mercado Paloquemao - Bogotá

28 de outubro de 2017

MERCADO PALOQUEMAO Um dos lugares mais peculiares e interessantes que visitamos em Bogotá foi o Mercado Paloquemao. Ele fica na zona oeste da cidade, mais precisamente na Calle 19, na altura da Carrera 27 (em...
Veja mais...

3 - Bogotá

24 de outubro de 2017

BOGOTÁ A surpreendente capital da Colômbia, é também a maior cidade do país, com cerca de 8,8 milhões de habitantes e se revela multicultural e cheia...
Veja mais...

2 - Colômbia - Dicas e Percepções

14 de outubro de 2017

COLÔMBIA Passamos 15 dias rodando (e voando) pela Colômbia no mês de setembro. De lá partimos para ilhas próximas, que formam outros países caribenhos (Aruba e Curação)...mas isso é história pra mais tarde. ...
Veja mais...

1 - Colômbia, Aruba e Curaçao: lá vamos nós!

09 de setembro de 2017

E aí amigos! Temos um novo roteiro no ar. Na próxima sexta (15/09), partimos para a Colômbia (de avião, pelo menos dessa vez). Em toda a parte colombiana do roteiro, teremos mais uma vez a parceria da Lais e do Tiego. Na parte das...
Veja mais...

COPYRIGHT 2021 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Orange Tecnologia para Internet