Roteiro:

Brasil - Passo Fundo, Chuí;

Uruguai - Punta Del Este, Montevidéu, Colonia;

Argentina - Buenos Aires (de passagem na ida), Alta Gracia, Mendoza, Villa La Angostura, Bariloche, Buenos Aires (pra conhecer, na volta);

Chile - Santiago, Valparaíso e Viña del Mar, Pucón, Puerto Varas.

Duração: 22 dias

Distância: 10 mil km

Saímos de Passo Fundo (onde morávamos na época) no dia 29/12/2007 em direção ao Chuí, Parada estratégica para nos abastecer com compras e espumantes para o Reveillon.

Na manhã seguinte, rumamos em direção a Punta Del Este, passando pelo Forte de Santa Tereza, parada interessante para quem gosta de um pouco de história. Ela é considerada a fortaleza mais expressiva do país e tinha a função de guarnecer as fronteiras espanholas. O Forte fica a 30km do Chuí.

Do Forte seguimos para Punta Del Este. Aproveitamos o dia conhecendo as praias e Punta Ballena, que fica a 15km seguindo em direção a Montevidéu. Lá fica a Casa Pueblo, residência do artista plástico Carlos Páez Vilaró, falecido em fevereiro de 2014. Hoje a casa funciona como museu, galeria de arte e hotel. Vale a visita, pois além do passeio e das obras do artista, a vista de lá é incrível! Ah e essa casa foi a inspiração para a música..."Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada....".

Ficamos em Punta para o Reveillón e de lá rumamos para Montevidéu.

O Uruguai é um país encantador, as pessoas são tranquilas, simpáticas e felizes. Para que você entenda, estávamos tirando uma foto do Congresso que ficava do outro lado da rua, e um ônibus que passava parou esperando que tirássemos a foto. Logo em seguida, um carro que também passava parou para aparecer na foto (e nem assim atrapalhamos o trânsito heheh).

Ficamos no Hotel 3 Cruces, próximo à rodoviária de Montevidéu. Hotel bom e confortável.

Nas redondezas, os velhinhos ficam sentados na calçada tomando mate até tarde da noite, sem nenhuma preocupação. Essas coisas não acontecem em todo lugar, temos que concordar.

Em função das datas, não encontramos muitos locais abertos à visitação, mas aproveitamos para conhecer prédios históricos e passear pelas Ramblas (várias avenidas que costeiam o Rio da Prata) e fomos presenteados com um por do sol incrível. Gostamos muito da cidade!

E Colonia del Sacramento foi a nossa última cidade no roteiro uruguaio. A partir dela embarcamos o carro num ferry-boat (espécie de embarcação, onde na parte de baixo vão os carros e na parte de cima, os passageiros, confortavelmente acomodados). A empresa Buquebus é quem faz a travessia. Compramos a passagem antecipadamente em um ponto de venda da empresa na rodoviária de Montevidéu. Ao chegar em Colonia aguardamos somente o tempo de embarcar o carro e estávamos prontos para a travessia até Buenos Aires, no dia 02/01/2008.

DICAS:

- Para entrar no país, não é exigido passaporte. Apenas com o RG você pode visitar o Uruguai. Maaaas, não vá somente com a carteira de motorista, já que os acordos para seu uso como documento de identificação na América do Sul ainda são confusos;

- As estradas uruguaias são, em geral, muito boas e bem sinalizadas, e a polícia é amistosa;

- É obrigatória a contratação de Seguro Carta Verde;

- Quanto à legislação de trânsito, a única exigência que difere do Brasil é o uso de farol baixo, mesmo durante o dia;

- A gasolina é um pouco mais cara que a brasileira, mas não tem mistura de álcool;

- Se seu carro for movido à gasolina, abasteça sempre com a Nafta Super 95;

- Reserve a passagem do Buquebus com antecedência. Geralmente não há disponibilidade para compras no dia da viagem.

Próximo Post: Sequência da viagem pela Argentina (Buenos Aires a Mendoza).

6 - De Bariloche pra casa

06 de janeiro de 2008

URUGUAI, ARGENTINA E CHILE - FINAL De Bariloche seguimos em direção a San Luis atravessando o Pampa argentino. A intenção era ir por Bahia Blanca, no litoral, mas como tínhamos que reaver a bendita bagagem esquecida no começo da...

5 - Cruzando a Cordilheira, até Bariloche

05 de janeiro de 2008

URUGUAI, ARGENTINA E CHILE - PARTE V Puerto Varas fica a 960km ao sul de Santiago, na região dos Lagos. Banhada pelo Lago Llanquihue (o segundo maior lago do Chile). Conhecida como "ciudad de las rosas" e com uma vista deslumbrante...

4 - Santiago, praias e Região dos Lagos

04 de janeiro de 2008

URUGUAI, ARGENTINA E CHILE - PARTE IV O Chile é um país magro e alto (poeta desconhecido do Enem). kkk As pessoas são educadas, honestas e cumprem as leis, e no trânsito isso se percebe com mais facilidade. Estamos...

3 - De Mendoza a Santiago-CHI

03 de janeiro de 2008

URUGUAI, ARGENTINA E CHILE - PARTE III De Mendoza a Santiago, seriam 385 km percorridos. Como não sabíamos o que nos aguardava na travessia da Cordilheira, saímos cedo. Nos primeiros quilômetros já conseguíamos avistar os picos nevados...

2 - De Buenos Aires, a Cordoba e Mendoza

02 de janeiro de 2008

URUGUAI, ARGENTINA E CHILE - PARTE II Na ida, Buenos Aires foi só um ponto de desembarque do Buquebus. Deixamos para conhecer a cidade na volta, já que teríamos mais tempo. Após desembarcarmos as 14:30h, pegamos...
Veja mais...

COPYRIGHT 2024 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Orange Tecnologia para Internet