Rumo ao Fim do Mundo - 23 e 24/01

23/01: De Caxias do Sul a Uruguaiana

Quem vem acompanhando o blog, sabe que a idealização dele veio junto com do nosso projeto de viagem para 2015: Ir de carro até Ushuaia e de voltar "costurando" a Cordilheira, hora pelo lado chileno, hora pelo lado argentino.

Eis que o dia tão esperado da partida chegou...com um leve atraso de 3h na saída, por conta dos nossos companheiros de viagem Lais e Tiego. Devidamente perdoados, é claro, porque o motivo foi justo :p

Contratempos à parte: #partiu Fim do Mundo...heheh

Saímos de Caxias do Sul as 15:20h em direção a Santa Maria/RS, e com Uruguaiana como destino final nesse dia. A ideia inicial era parar em SM para dar um abraço no amigo Raul, que veio dos EUA para a formatura da Fer... Infelizmente, com o atraso...não conseguimos.

Até Santa Maria, as estradas estaduais pedagiadas são um fiasco. Asfalto ruim, com desníveis, buracos e muito mais movimento que a estrada comporta. Como Santa Maria é o local estratégico no meio do trajeto, paramos para um lanche. A partir de lá a estrada melhora muito, sem pedágios, com pouco movimento e em boas condições.

O sol começou a se pôr por volta das 20:30h e nos proporcionou um belo espetáculo.

Chegamos a Uruguaiana perto da meia noite, ficamos no Hotel Monte Carlo (Rua Sete de Setembro, 1905). Simples, mas agradável.

Estamos reservando os hotéis através do www.booking.com. Reservamos os hotéis até Ushuaia, nas cidades que tínhamos certeza que iríamos parar. A vantagem do site é que, caso precise, pode ser feito o cancelamento das reservas sem nenhum custo, mas com alguns dias de antecedência. Já usamos a ferramenta em outras viagens, sempre com sucesso.

Foram 670 km nesse trajeto, que na nossa programação entram como deslocamento prévio. A partir daqui é que a viagem realmente começa.

24/01 - De Uruguaiana a Azul - Província de Buenos Aires

Hoje a viagem realmente começou.

Acordamos cedinho para podermos aproveitar bem o dia na estrada. Logo após o café, conseguimos fazer uma parte pequena do câmbio já no hotel e seguimos para Paso de Los Libres para fazer a migração.

Demorou cerca de 15min para os trâmites (é só apresentar os passaportes para carimbar e os documentos do carro). Conseguimos trocar mais um pouco de dinheiro com um cambista local. Nas primeiras trocas de Reais pra Pesos Argentinos conseguimos a cotação de R$ 1,00 = AR$ 4,76. Na fronteira, está mais vantajoso trocar reais por pesos do que dólares por pesos.

Abastecemos logo depois de cruzar com gasolina hermana pura, a AR$ 13,10 o equivalente a R$2,75 (Nafta Super 95 da YPF) e pegamos a estrada.

Nosso caminho seguiu pela Ruta 14, que nos levaria até Buenos Aires.

Então, alguns quilômetros a frente, o primeiro contato com a famosa "policia caminera" (diálogo devidamente gravado, diga-se de passagem):

-Amigo, por favor, un auxílio para la construción del nuevo edifício de la policia... 20 reales...10 reales....50 pesos...

Quando o corrupto viu que não conseguiria nada, fez cara feia e mandou seguir viagem. No próximo quilômetro, coincidentemente, mais uma parada...e aí pediram tudo: carta verde, documentos do carro, carteira de motorista, "mata fuego" (extintor de incêndio), cambão (cabo para reboque), 2 triângulos...

Como tínhamos tudo certinho, não tivemos problema, mas segundo relatos correntes, nesse trecho pertencente a província de Entre Rios, até Buenos Aires, está a polícia mais corrupta da Argentina.

Mas enfim...não se criaram com a gente porque estava tudo em dia com documentação e equipamento.

Se a índole dos camineros deixa a desejar, a estrutura das estradas argentinas é de dar inveja em qualquer brasileiro: estradas duplicadas, bem sinalizadas, com limites de velocidade condizentes com cada trecho, iluminação exemplar nos trevos. Todo o trecho, de Paso de Los Libres a Uruguaiana está duplicado.

Seguimos então em direção a nuestra Buenos Aires querida!

Decidimos passar por Buenos Aires pois, segundo informações o cambio lá nos favoreceria, e realmente conseguimos trocar dólar por pesos a uma boa cotação, de AR$ 13,30 por dólar. Na Calle Florida, os arbolitos, como são conhecidos os cambistas são presença constante e tolerada. O negócio é ter cuidado e conferir as notas para não pegar nenhuma falsa.

Como já conhecíamos a cidade e o nosso foco dessa vez é a Patagonia, só fizemos um tour mega ultra hiper express, passando na frente do Obelisco, Casa Rosada, e girando por La Boca (onde ficam a Bombonera e o Caminito) e seguimos viagem pois, tínhamos ainda 300km pela frente.

Obelisco visto do teto solar do carro

Calle Florida

La Bombonera

O próximo passo seria chegar até a cidade de Azul, onde já havíamos reservado hotel previamente. E o lugar surpreendeu: O hotel é muito bem localizado, em frente a uma bela praça, posto de gasolina e restaurante com barzinho ao lado, uma catedral lindíssima e prédios antigos nas redondezas. Cidadezinha bem legal para usar como parada.

Catedral da cidade de Azul

Rodamos hoje 970km. Amanhã tem mais estrada, até Trelew, com mais 1100km.

Até chegar a Ushuaia vai ser nessa balada...e a partir daí é que realmente vamos "turistar".

Trajeto dos 2 primeiros de estrada: 1.640km rodados

DICAS:

- Para identificar as notas verdadeiras de peso argentino deve-se olhar a tarjinha vertical onde deve estar escrito BCRP (Banco Central de La República Argentina) e o valor da nota (ex. BCRP20 para notas de AR$20). A cor do valor da nota, no canto superior esquerdo, também pode acusar uma nota falsa: nas notas verdadeiras, ela muda de verde para azul conforme se muda a posição da nota.

- Antes de sair de casa, utilizamos sempre um check list, para não esquecer de nada:

13 - Roteiro e Custos

12 de setembro de 2016

Resumo da Viagem com Custos e Roteiro GPS Pra fechar os posts sobre a viagem ao Fim do Mundo, vamos detalhar o roteiro percorrido e os dados de todo o trajeto. Vamos aos números: Dias na estrada: 25 Km...

12 - Dicas pra quem vai pegar a estrada

12 de setembro de 2016

Estamos muito felizes com a dimensão que está tomando o nosso blog, com pessoas de todos os lugares do mundo acessando. A nossa primeira intenção era guardar nossas memórias para que não se perdessem com o tempo e também para que nossa...

11 - De Santiago pra casa

12 de setembro de 2016

Final da viagem - De Santiago a Caxias do Sul A todos que acompanharam nossa aventura ao fim do mundo...esse é o último post relatando um trecho dessa viagem. É também onde fizemos a "indiada mor". Saímos de Santiago com a...

10 - Santiago, Valparaíso e Viña del Mar

12 de setembro de 2016

Santiago, Valparaíso e Viña del Mar - 10 a 14/02 Já estamos em casa...mas ainda tem dois trechos da viagem pra contar. Nesse post, vamos relatar nossas andanças por Santiago e arredores. Depois de uma boa noite de sono em...

9 - Bariloche-ARG e Região dos Lagos-CHI

12 de setembro de 2016

Bariloche-ARG e Região dos Lagos-CHILE - De 06 a 09/02 Nos últimos dias da viagem resolvemos curtir mais e escrever menos, já que o tempo andava escasso...heheh Então vamos seguir de onde paramos porque tem muita coisa pra...

8 - Ruta 40-ARG e Carretera Austral-CHI

12 de setembro de 2016

Ruta 40 e Carretera Austral - 03, 04 e 05/02 Depois de sair de El Chaltén, partimos para o norte pela famosa Ruta 40 argentina, rodovia que corta o país de norte a sul sempre próxima a Cordilheira dos Andes (faltaram as fotos no...

7 - Glaciar Perito Moreno - El Calafate

12 de setembro de 2016

Glaciar Perito Moreno - El Calafate - 02/02 Então... andamos por lugares um tanto afastados da civilização nos últimos dias, onde internet é coisa que deve chegar em alguns anos... e com isso, acabamos atrasando um pouco os posts,...

6 - Torres del Paine

12 de setembro de 2016

Torres del Paine - 01/02 Nossos dias andam cada vez mais curtos. Não pelo sol, que se põe às 22:30h na Patagônia, mas pela quantidade de lugares impressionantes que estamos vendo diariamente e fazem com que cheguemos sempre...

5 - Punta Arenas e Puerto Natales-CHI

12 de setembro de 2016

Chile - Punta Arenas e Puerto Natales - 30 e 31/01 Saímos da Terra do Fogo e voltamos ao continente. No caminho, almoço em Rio Grande, processo de migração em San Sebastián, Ferry pelo Estreito de Magalhães novamente (dessa...

4 - Ushuaia

12 de setembro de 2016

Ushuaia e Tierra del Fuego... no Fim do Mundo - 27 a 30/01 Descrever o Fim do Mundo não é uma tarefa fácil. Talvez, dizer que andamos 140km de carro na cidade e arredores e tiramos 1200 fotos ajude a fazer compreender...a...

3 - De Trelew à Terra do Fogo

12 de setembro de 2016

26/01 - De Trelew a Rio Gallegos Em Trelew, ficamos no Hotel Galicia, bem no centro. Muito bom, só o café da manhã um pouco simples, mas estavam lá as esperadas medialunas (croissant doce sem recheio, muito...

2 - Da Província de Buenos Aires à Patagonia

12 de setembro de 2016

Rumo ao Fim do Mundo - 25/01 25/01 - De Azul-BAs a Trelew-CHT A manhã começou um tanto tumultuada. Como na noite anterior aproveitamos para apreciar a cerveja local e ficamos acordados até as 2h da madrugada, nos atrasamos para...
Veja mais...

COPYRIGHT 2024 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Orange Tecnologia para Internet