Ruta 40 e Carretera Austral - 03, 04 e 05/02

Depois de sair de El Chaltén, partimos para o norte pela famosa Ruta 40 argentina, rodovia que corta o país de norte a sul sempre próxima a Cordilheira dos Andes (faltaram as fotos no post anterior).

De El Chaltén até nosso destino, a cidadezinha de Chile Chico, que fica às margens do Lago General Carrera, 5km após o Paso Rio Jeinimeni foram 650km, sendo 130 de rípio e outros tantos em asfalto recém feito, na Ruta 40.

Chile Chico é uma cidade estranhíssima. Depois de muito procurar conseguimos encontrar vaga em um hotel bem simples, mas com donos muito simpáticos e prestativos. O engraçado é que tiveram que chamá-los, porque não estavam no hotel no momento e ninguém além deles poderia nos atender. Depois de deixar a bagagem fomos para um barzinho, e a mulher que nos atendeu pediu para que esperássemos um pouco porque o filho dela, que era o dono do bar, não estava no local, mas que vinha em seguida....heheh....enfim...no mínimo engraçado. Acabamos indo para outro bar, tomamos a tradicional cerveja artesanal local, e comemos uma pichanga... hahaha (picadinho de carne, pepino, batata frita etc..)

A ideia de pernoitar em Chile Chico era estar prontos para no outro dia facilitar os trabalhos pela manhã: alcançar a estrada cordilllerana lendária do lado chileno, a Ruta 7, ou como é mais famosa...simplesmente Carretera Austral.

A estrada começou a ser construída nos anos 70 pelo governo Pinochet, com o intuito da integração nacional (algo como a nossa Transamazônica, com a diferença que no Chile deu certo). São 1250km de Puerto Montt a Villa O'Higgins, dos quais percorremos 750, de Cochrane a Futaleufú, caminho onde não seria necessário tomar nenhum transbordador.

De Chile Chico até a Ruta 7, são 100km em uma estrada de rípio por precipícios às margens do lago General Carrera, que vai mudando o tom do azul a cada desfiladeiro.

No encontro da estrada auxiliar com a Carretera Austral, tomamos rumo norte, próximo ao deságue do Lago General Carrera e sua bela ponte. O lugar valeu uma parada de quase uma hora, com a mistura de cores inacreditáveis do lago, com os rios que seguem e outros que deságuam ali perto. Um espetáculo.

Seguindo pela Carretera, a cada minuto passávamos por um rio com cor diferente e cada vez mais bonito. Pra ajudar, o lago que seguíamos costeando, dessa vez pelo outro lado, ia ficando cada vez num tom azul mais claro: chegávamos às Capillas de Mármol, principal atração da região.

As Capillas são formadas pela erosão causada pelas águas do lago. Por serem de mármore, como o próprio nome diz, dão à água um tom de azul impressionante. Elas podem ser visitadas utilizando-se pequenas embarcações. O passeio leva em torno de 1h, que passa voando diante de tanta beleza. Em alguns lugares é possível entrar nas fendas e apreciar as formações de um ângulo privilegiado.

Coisa mais linda desse mundo!!!

Saindo das Capillas, parada para almoço e abastecimento em Puerto Tranquilo, e seguimos estrada rumo a Coyhaique, principal cidade da região e nosso destino para o pernoite. A partir de Cerro Castillo a estrada ganha pavimento, segue por um vale cercada de bosques, e as placas avisam: cuidado com os huemuls (espécie de cervo em extinção). E não é que vimos um deles parado na beira da estrada louco pra pular pra dentro? heheh Muito legal...

Na nossa humilde opinião, esse trecho é mais bonito que a famosa Big Sur, estrada que costeia o Pacífico e que percorremos na Califórnia, no ano passado.

No dia seguinte, o plano era seguir uma viagem relax rumo ao Parque Nacional Queulat, onde a principal atração é o Ventisquero Colgante, uma cachoeira que cai direto de um Glaciar no topo de uma montanha.

Só não contávamos com uma indiada...

Tudo começou bem, já que esperávamos só 50km asfaltados...e mais de 150km já estão prontinhos, desde Coyhaique até a entrada sul do Parque Queulat. E aí começou o problema: toda a Carretera Austral deverá estar asfaltada nos próximos 3 anos. Então...são muuuuitos trechos em obra no caminho. No meio do parque, tivemos que parar por 4 horas esperando os trabalhos com explosivos em um trecho, a 10km do Ventisquero.

Com o roteiro atrasado, só nos liberaram às 17:00h para seguir. Chegamos ao mirante da cachoeira...e só o que vimos foi neblina. Triste...mas faz parte quando se depende da natureza.

Sem ter o que fazer por lá, seguimos até o nosso destino de pernoite, que deveria ser em Futaleufú, na divisa com a Argentina. Como o asfalto terminava na saída da Carretera para a fronteira e a noite chegou...optamos por parar antes, já que dirigir por uma estrada secundária, de terra e cheia de animais soltos no meio da Cordilheira não é necessariamente um programa recomendado...

Assim, ficamos numa hospedagem familiar na beira da estrada, em uma pequena vila para seguir viagem na manhã seguinte rumo à Bariloche, nosso próximo destino.

Próximo post: Bariloche e arredores.

13 - Roteiro e Custos

12 de setembro de 2016

Resumo da Viagem com Custos e Roteiro GPS Pra fechar os posts sobre a viagem ao Fim do Mundo, vamos detalhar o roteiro percorrido e os dados de todo o trajeto. Vamos aos números: Dias na estrada: 25 Km...

12 - Dicas pra quem vai pegar a estrada

12 de setembro de 2016

Estamos muito felizes com a dimensão que está tomando o nosso blog, com pessoas de todos os lugares do mundo acessando. A nossa primeira intenção era guardar nossas memórias para que não se perdessem com o tempo e também para que nossa...

11 - De Santiago pra casa

12 de setembro de 2016

Final da viagem - De Santiago a Caxias do Sul A todos que acompanharam nossa aventura ao fim do mundo...esse é o último post relatando um trecho dessa viagem. É também onde fizemos a "indiada mor". Saímos de Santiago com a...

10 - Santiago, Valparaíso e Viña del Mar

12 de setembro de 2016

Santiago, Valparaíso e Viña del Mar - 10 a 14/02 Já estamos em casa...mas ainda tem dois trechos da viagem pra contar. Nesse post, vamos relatar nossas andanças por Santiago e arredores. Depois de uma boa noite de sono em...

9 - Bariloche-ARG e Região dos Lagos-CHI

12 de setembro de 2016

Bariloche-ARG e Região dos Lagos-CHILE - De 06 a 09/02 Nos últimos dias da viagem resolvemos curtir mais e escrever menos, já que o tempo andava escasso...heheh Então vamos seguir de onde paramos porque tem muita coisa pra...

7 - Glaciar Perito Moreno - El Calafate

12 de setembro de 2016

Glaciar Perito Moreno - El Calafate - 02/02 Então... andamos por lugares um tanto afastados da civilização nos últimos dias, onde internet é coisa que deve chegar em alguns anos... e com isso, acabamos atrasando um pouco os posts,...

6 - Torres del Paine

12 de setembro de 2016

Torres del Paine - 01/02 Nossos dias andam cada vez mais curtos. Não pelo sol, que se põe às 22:30h na Patagônia, mas pela quantidade de lugares impressionantes que estamos vendo diariamente e fazem com que cheguemos sempre...

5 - Punta Arenas e Puerto Natales-CHI

12 de setembro de 2016

Chile - Punta Arenas e Puerto Natales - 30 e 31/01 Saímos da Terra do Fogo e voltamos ao continente. No caminho, almoço em Rio Grande, processo de migração em San Sebastián, Ferry pelo Estreito de Magalhães novamente (dessa...

4 - Ushuaia

12 de setembro de 2016

Ushuaia e Tierra del Fuego... no Fim do Mundo - 27 a 30/01 Descrever o Fim do Mundo não é uma tarefa fácil. Talvez, dizer que andamos 140km de carro na cidade e arredores e tiramos 1200 fotos ajude a fazer compreender...a...

3 - De Trelew à Terra do Fogo

12 de setembro de 2016

26/01 - De Trelew a Rio Gallegos Em Trelew, ficamos no Hotel Galicia, bem no centro. Muito bom, só o café da manhã um pouco simples, mas estavam lá as esperadas medialunas (croissant doce sem recheio, muito...

2 - Da Província de Buenos Aires à Patagonia

12 de setembro de 2016

Rumo ao Fim do Mundo - 25/01 25/01 - De Azul-BAs a Trelew-CHT A manhã começou um tanto tumultuada. Como na noite anterior aproveitamos para apreciar a cerveja local e ficamos acordados até as 2h da madrugada, nos atrasamos para...

1 - De Caxias do Sul-RS a Província de Buenos Aires-ARG

23 de janeiro de 2015

Rumo ao Fim do Mundo - 23 e 24/01 23/01: De Caxias do Sul a Uruguaiana Quem vem acompanhando o blog, sabe que a idealização dele veio junto com do nosso projeto de viagem para 2015: Ir de carro até Ushuaia e de voltar "costurando" a...
Veja mais...

COPYRIGHT 2024 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Orange Tecnologia para Internet