Final da viagem - De Santiago a Caxias do Sul

A todos que acompanharam nossa aventura ao fim do mundo...esse é o último post relatando um trecho dessa viagem. É também onde fizemos a "indiada mor".

Saímos de Santiago com a intenção de pernoitar em Rio Cuarto, lá no meio da Argentina, maaaaas... não nos demos conta que o feriado de carnaval também vale por lá. Lembrando que saímos da capital chilena no sábado do feriadão.

Percebemos isso quando chegamos na fronteira...

Os trâmites de migração no Paso Los Libertadores são integrados. Ou seja, quem vai pro Chile, faz todos os trâmites, tanto de saída da Argentina quanto o ingresso ao Chile perto de Portillo-CHI. No nosso caso, ida para a Argentina, a migração era toda realizada perto da entrada do Parque Aconcágua-ARG.

Na passagem por Portillo começamos a nos apavorar, vendo uma fila interminável de carros aguardando para fazer a migração. Passávamos ao lado e seguíamos viagem, já que os 2 trâmites ficam a uns 30km de distância. A fila para passar ao lado chileno tomava mais ou menos metade disso: 15km de fila!!!! Muita gente deve ter passado a noite por lá...

Para o nosso lado, onde a fila era consideravelmente menor... acabamos ficando 3h esperando.

Travessia Cordilheira

Los Caracoles e o GPS se perdendo

Los Caracoles

São Bernardo em Portillo. Queria uns 30 desses :)

Travessia da Cordilheira dos Andes

Aconcágua, o topo das Américas

Puente del Inca, logo após a Migração argentina.

Assim que nos liberamos, para seguir até Mendoza, já estava anoitecendo. De Uspallata a Mendoza, o belo trajeto foi feito à noite. :(

Chegando à Mendoza, procuramos pelo Booking.com, e Para Nooooossa Alegria... vários hoteizinhos tinham vagas. Um dos que estavam mais em conta era o Ibis, que ficava a 5km do centro, bem na direção que teríamos que seguir na manhã seguinte.

Chegando lá, descobrimos que o Booking.com estava com problemas, ou seja, as vagas nos hotéis pelo site estavam disponíveis, mas os hotéis não tinham vaga alguma. Ficamos 2 horas por lá tentando achar algum lugar pra dormir...e não teve jeito: não nos deram solução e simplesmente ninguém tinha vaga.

O que nos restava era seguir viagem e tentar vaga nos hotéis de beira de estrada ou na próxima cidade média/grande, San Luis, a mais de 200km de distância. Já era mais de meia noite e meia quando decidimos pegar a estrada.

Lomo de Burro = lombada, motivo de piadinhas internas a cada anúncio do GPS

Andamos, andamos, andamos... madrugada adentro e nada de lugar pra dormir.

Não podia ficar pior, certo? Siiiim...podia.

Começou uma tempestade, com ventos fortíssimos e raios que não nos permitiam ver um palmo na frente do nariz e que durou cerca de 1h. Ainda bem que a estrada era toda duplicada. Assim, achamos um caminhão que seguia viagem e que serviu como nosso guia, a 60km/h pelo trajeto, sem maiores transtornos.

Paramos em várias cidadezinhas pelo caminho, e nada de vagas nos hotéis e pousadas. Chegando em San Luis, a cidade estava toda alagada. Pelas notícias que vimos posteriormente, havia chovido 300mm em 1h. E mais uma vez nada de hotel. Já que não estávamos com sono e nada cansados, seguimos adiante...haha...e a história se repetiu pelos próximos 70 km...quando não aguentamos mais (às 5h da madruga), paramos em um posto e dormimos dentro do carro mesmo... :)

As 7h acordamos, com sol na cara, beeeem descansados, tomamos café e seguimos por mais 1.400 km até São Borja, nossa entrada para o Brasil.

Na chegada à migração, um pedágio de R$39,00, uma aduana que poderia ter passado direto porque não tem uma placa para nos guiar nos trâmites, uma estrada vergonhosamente esburacada e desnivelada e a gasolina a R$3,42 (chegamos a pagar R$ 1,68 na Argentina).... Ao ver essas coisas chegou a passar a saudade que tínhamos do Brasil! :/

No dia seguinte mais 600 km até Caxias do Sul. Resumo da jornada: 2.800 km em pouco mais de 2 dias de estrada, dormindo 9 horas... enfim chegamos, vivos e muito felizes à nossa casa.

Felizes porque a viagem foi incrível, os lugares que visitamos são inacreditáveis, a cabeça volta recheada de coisas boas e os contratempos fazem parte do roteiro. :)

No próximo post estarão todas as dicas que achamos relevantes mencionar para facilitar a vida de quem está pensando em montar um roteiro parecido, desde o que levar, procedimento de migração e aduana etc...

A partir daí, vamos seguir com o blog, relatando nossas viagens anteriores e os projetos futuros, sempre com dicas e muitas fotos para quem gosta de pegar a estrada.

13 - Roteiro e Custos

12 de setembro de 2016

Resumo da Viagem com Custos e Roteiro GPS Pra fechar os posts sobre a viagem ao Fim do Mundo, vamos detalhar o roteiro percorrido e os dados de todo o trajeto. Vamos aos números: Dias na estrada: 25 Km...

12 - Dicas pra quem vai pegar a estrada

12 de setembro de 2016

Estamos muito felizes com a dimensão que está tomando o nosso blog, com pessoas de todos os lugares do mundo acessando. A nossa primeira intenção era guardar nossas memórias para que não se perdessem com o tempo e também para que nossa...

10 - Santiago, Valparaíso e Viña del Mar

12 de setembro de 2016

Santiago, Valparaíso e Viña del Mar - 10 a 14/02 Já estamos em casa...mas ainda tem dois trechos da viagem pra contar. Nesse post, vamos relatar nossas andanças por Santiago e arredores. Depois de uma boa noite de sono em...

9 - Bariloche-ARG e Região dos Lagos-CHI

12 de setembro de 2016

Bariloche-ARG e Região dos Lagos-CHILE - De 06 a 09/02 Nos últimos dias da viagem resolvemos curtir mais e escrever menos, já que o tempo andava escasso...heheh Então vamos seguir de onde paramos porque tem muita coisa pra...

8 - Ruta 40-ARG e Carretera Austral-CHI

12 de setembro de 2016

Ruta 40 e Carretera Austral - 03, 04 e 05/02 Depois de sair de El Chaltén, partimos para o norte pela famosa Ruta 40 argentina, rodovia que corta o país de norte a sul sempre próxima a Cordilheira dos Andes (faltaram as fotos no...

7 - Glaciar Perito Moreno - El Calafate

12 de setembro de 2016

Glaciar Perito Moreno - El Calafate - 02/02 Então... andamos por lugares um tanto afastados da civilização nos últimos dias, onde internet é coisa que deve chegar em alguns anos... e com isso, acabamos atrasando um pouco os posts,...

6 - Torres del Paine

12 de setembro de 2016

Torres del Paine - 01/02 Nossos dias andam cada vez mais curtos. Não pelo sol, que se põe às 22:30h na Patagônia, mas pela quantidade de lugares impressionantes que estamos vendo diariamente e fazem com que cheguemos sempre...

5 - Punta Arenas e Puerto Natales-CHI

12 de setembro de 2016

Chile - Punta Arenas e Puerto Natales - 30 e 31/01 Saímos da Terra do Fogo e voltamos ao continente. No caminho, almoço em Rio Grande, processo de migração em San Sebastián, Ferry pelo Estreito de Magalhães novamente (dessa...

4 - Ushuaia

12 de setembro de 2016

Ushuaia e Tierra del Fuego... no Fim do Mundo - 27 a 30/01 Descrever o Fim do Mundo não é uma tarefa fácil. Talvez, dizer que andamos 140km de carro na cidade e arredores e tiramos 1200 fotos ajude a fazer compreender...a...

3 - De Trelew à Terra do Fogo

12 de setembro de 2016

26/01 - De Trelew a Rio Gallegos Em Trelew, ficamos no Hotel Galicia, bem no centro. Muito bom, só o café da manhã um pouco simples, mas estavam lá as esperadas medialunas (croissant doce sem recheio, muito...

2 - Da Província de Buenos Aires à Patagonia

12 de setembro de 2016

Rumo ao Fim do Mundo - 25/01 25/01 - De Azul-BAs a Trelew-CHT A manhã começou um tanto tumultuada. Como na noite anterior aproveitamos para apreciar a cerveja local e ficamos acordados até as 2h da madrugada, nos atrasamos para...

1 - De Caxias do Sul-RS a Província de Buenos Aires-ARG

23 de janeiro de 2015

Rumo ao Fim do Mundo - 23 e 24/01 23/01: De Caxias do Sul a Uruguaiana Quem vem acompanhando o blog, sabe que a idealização dele veio junto com do nosso projeto de viagem para 2015: Ir de carro até Ushuaia e de voltar "costurando" a...
Veja mais...

COPYRIGHT 2024 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Orange Tecnologia para Internet