O trecho de hoje é a saída do Peru, cruzando a fronteira para o Chile entre Tacna-PER e Arica-CHI.

A região é o início do Deserto de Atacama, e já foi palco da Guerra do Pacífico, entre 1879 e 1883. Na época, o que hoje é o norte do Chile pertencia ao Peru, e a Bolívia tinha saída para o mar, na região de Calama e Antofagasta. A disputa pelos abundantes recursos minerais da região acabou com a vitória chilena e o domínio da região, que até hoje é alvo de protestos bolivianos (pela saída soberana ao mar) e deixou marcas profundas nos países envolvidos.

Percorremos 410 quilômetros pela Ruta Panamericana, de Arequipa até a fronteira Peru-Chile. Tudo é muito seco, e o verde só existe nos vales formados pelas águas de degelo. Somente 2 paradas nesse caminho todo: barreira policial no vale de Chucarapi e barreira sanitária na Região de Moquegua.

Vale Chucarapi

Na segunda parada, a pergunta dos oficiais era sobre frutas e alimentos (a região é livre de pragas). Como ele falava meio enrolado e a gente não sabia direito como proceder e as consequências da conversa, o diálogo final foi algo como:

(Oficial) - ¿Tienen frutas?

(Lais) - ¿Hola?

(Oficial) - Frutas, F r u t a s.

(Lais) - ¿Hola? ¿Hola?

E assim passamos, com uma maçã mordida e um pedaço de pão numa sacola térmica. E o diálogo acima virou #piadainterna pelo resto da viagem.

Na fronteira, o papo é diferente. Os chilenos são muuuuuito rígidos com essa questão, e aí já sabíamos que teríamos que declarar e descartar os alimentos.

Nos despedindo do Peru e chegando ao Chile

Antes que conseguíssemos fazer isso, ao parar na fronteira, deu tempo só de abrir a porta do porta-malas e tirar uma das malas, para que um Golden Retriever viesse correndo de 30m de distância, pulasse a 1m de altura se esgueirando no espaço deixado por essa mala, e chegasse ao banco traseiro do carro com o focinho apontado para a sacola térmica, como nos desenhos animados.... Que tal o faro do bichinho?

O chileno que cuidava do cão farejador ficou todo sem jeito por ele ter pulado pra dentro do carro e pediu 1.001 desculpas. No fim, virou nosso amigo e começou contar histórias, que ajudaram a passar o tempo na fronteira (o processo todo da migração levou quase 2 horas).

Foi através de uma dessas histórias que descobrimos que os extremos norte e sul do Chile tem características específicas de zonas francas, onde é possível importar inclusive carros usados. O carro do oficial era uma modesta Hummer americana!! O detalhe é que ele pagou menos pela Hummer que nós pagamos pela Pajerinho...mas tudo bem.

Como demorou, acabamos entrando em Arica já a noite, e era nítida a diferença de estrutura entre os 2 países: tudo muito limpo, iluminado, estruturado e sinalizado.

O Tiago estava mal do estômago/fígado desde Arequipa e chegou a Arica bem ruinzinho. Nem conseguimos andar pela cidade à noite e tratamos de conseguir no próprio hotel algum tipo de chá ou medicação que pudesse ajudar.

A parada em Arica, pelo nosso roteiro, também era só um ponto de partida para o dia seguinte, quando partimos para o vulcão mais bonito da América do Sul na nossa opinião: O Parinacota, na fronteira com a Bolívia, no alto dos Andes.

O vulcão fica a 150km de Arica, no Parque Nacional Lauca e é visita obrigatória pra quem passa pela região. Não tem muito o que dizer a respeito. Basta olhar as fotos do lugar pra babar um pouco...

Putre

Mirador de Putre

Ruta 11 às margens do Lago Chungará

Vulcão Parinacota à frente e Pomerape à esquerda

No fim do dia, morro abaixo de volta até Arica, onde aproveitamos para uma passeadinha a pé pelo centrinho e a bela orla. É um lugar que esperamos retornar com mais tempo numa próxima viagem. A cidade é muito simpática e cheia de história.

No pôr do sol, partimos para Iquique, nossa próxima parada e tema do próximo post...

14 - Paso de Jama e o retorno pra casa

12 de setembro de 2016

Pra encerrar nosso trajeto, após uma noite em Calama, optamos por seguir pra casa em 3 dias de estrada, sem muitos passeios paralelos no caminho. Essa decisão foi tomada porque a grana já estava curta, e praticamente todo o trajeto de...

13 - Iquique e Ruta 1

12 de setembro de 2016

Seguindo nosso trajeto pelo norte do Chile, falaremos de Iquique e da bela Ruta 1, ao sul. Saímos de Arica ao entardecer e pegamos os 310 km em direção a Iquique, ainda no meio do Atacama. O trajeto é de enormes retas na Ruta 5...

11 - Arequipa

12 de setembro de 2016

Arequipa foi uma agradável surpresa na viagem. Chamada de "cidade branca", pelas peculiares construções branquinhas serem feitas com uma pedra chamada Sillar, retirada do Vulcão Chachani, ou, uma segunda teoria que diz que é assim...

10 - Cañon del Colca

12 de setembro de 2016

Depois das nossas andanças por Cusco, Machu Picchu e arredores, começamos o caminho "de volta", recheado de pontos de parada sensacionais. De Cusco, pegamos os 600km de estrada em direção a Arequipa (sobre a qual falaremos no...

9 - Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas

12 de setembro de 2016

Machu Picchu - A Cidade Perdida dos Incas Da base, Cusco, para finalmente chegar ao nosso destino mais longínquo nessa viagem: a montanha sagrada Machu Picchu. Compramos as passagens de trem com dois dias de antecedência (e...

8 - Cusco - A capital dos Incas

12 de setembro de 2016

Cusco, a capital dos Incas Saímos de Puno à tarde, após o almoço. De lá até Cusco, o caminho é longo: São 340km, feitos em 6 horas e meia de viagem, boa parte feita por estradas em obras. A primeira metade do caminho é feita...

7 - Puno e as Ilhas Uros

12 de setembro de 2016

Puno e as Ilhas Flutuantes dos Uros, no Lago Titicaca Depois de cruzar a fronteira e percorrer mais 150km costeando o Lago Titicaca, chegamos a Puno, considerada a capital folclórica do Peru. A cidade é agradabilíssima e as...

6 - Ruínas de Tiwanaku

12 de setembro de 2016

Ruínas de Tiwanaku - De La Paz ao Peru Depois de uma passagem conturbada por La Paz, com o centro obstruído por protestos, trânsito caótico, lesão no tornozelo e tudo o mais, optamos por abreviar nossa estadia. Das 3 noites...

5 - La Paz, a capital da Bolívia

12 de setembro de 2016

La Paz - Capital mais confusa da América do Sul Ainda extasiados e com a imagem do Salar na cabeça, seguimos viagem. O próximo destino seria Nuestra Señora de La Paz ou simplesmente La Paz, capital da Bolívia, Saímos do Salar...

4 - Salar de Uyuni

12 de setembro de 2016

Uyuni - A Imensidão de Sal De Potosí, partimos para o Salar de Uyuni, um dos pontos altos da viagem. São cerca de 200 km, que na época estavam em obras de pavimentação (em 2012 a estrada foi entregue). No caminho, casas de barro,...

3 - Potosí - Bolívia

12 de setembro de 2016

Potosí: a cidade que te deixa sem fôlego, literalmente! Como dissemos no último post, nos obrigamos a sair de Tupiza à noite, para evitar um bloqueio da estrada na manhã seguinte. Assim, saímos de lá as 21:00h em direção a Potosí,...

2 - De Salta-ARG a Tupiza-BOL

12 de setembro de 2016

Como falamos no post anterior, nesse trecho é que realmente a viagem começou. Acordamos cedinho e partimos rumo ao norte. Objetivo do dia: Chegar a Tupiza, primeira cidade com alguma estrutura no trajeto boliviano. No...

1 - Do RS até Salta-ARG

12 de setembro de 2016

Começamos aqui o relato de mais uma viagem pela América do Sul. Essa foi feita em 2011 e passamos por Argentina, Bolívia, Peru e Chile. Rodamos 9.800 km em 20 dias. Tivemos como parceiras nessa jornada, Lais e Natália (irmã e prima da...
Veja mais...

COPYRIGHT 2024 © Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Orange Tecnologia para Internet